Carreira

Inglês: a barreira final

Você que não lê, muito menos entende alguém falando em inglês, já se sentiu estagnado em algum momento sem conseguir resolver aquele problema no projeto em que trabalha por que não entende totalmente aquele framework? Travou ao tentar configurar corretamente aquele software livre gratuito que não possue muita documentação em português? Já teve a sensação de só encontrar cursos e livros em português que tratam sempre do mesmo assunto e no mesmo nível? É, talvez seja a hora de você considerar em aprender inglês!

É verdade que há vários tutoriais, artigos, cursos, vídeos, livros e publicações em geral em português, mas há uma infinidade do mesmo conteúdo em inglês. Mesmo com o advento da internet, tenho notado que o conteúdo em português é limitado e em sua maioria são de níveis básicos, como instalação, configuração e uso, e de níveis intermediários, que não se aprofundam muito no tema. Alguns conteúdos avançados publicados em português são livros traduzidos do inglês, por exemplo, que são lançados tempos depois da versão original.

Quem quer se manter atualizado e aprender conteúdos avançados de tecnologia precisa pelo menos ler bem conteúdos em inglês. Ouvir e entender alguém falando em inglês é algo que deve ser considerado, pois há muitos webinars, hangouts e outros vídeos que são grandes fontes de aprendizado.

Eu ainda faço aulas de inglês. Continuo aprendendo e revendo gramática, descobrindo novas palavras e expressões e melhorando minha conversação. Minha recomendação é que se você se quer ser mais independente e estar apto a aprender qualquer tecnologia, reserve um tempo da sua semana para estudar inglês.

Faça aulas

A não ser que você seja uma pessoa muito disciplinada para estudar sozinho, ter o compromisso de comparecer à uma aula manterá você nos trilhos. Participar de aulas em grupo é vantajoso pois você pode treinar sua conversação com pessoas do mesmo nível que o seu, sem se sentir intimidado e com medo de falar algo errado para o seu professor. Outra vantagem de aprender em grupo é que você não terá a opção de remarcar as aulas, postergando seu compromisso.

Use a tecnologia a seu favor

Você também pode treinar sua habilidades utilizando o Duolingo. Eu uso esta plataforma que usa a técnica de gamificação/ludificação e possui aplicativo para as principais plataformas móveis. Utilize ele em seu smartphone nas pausas do almoço, antes de dormir ou mesmo no banheiro enquanto você relaxa… =)

Leia o que você puder e goste em inglês

Se você já sabe um pouco e tem um bom vocabulário, eu indico dois livros que li e são muito bons para quem está neste nível: “I, Robot” e “Oliver Twist”. Os dois são livros relativamente de leitura fácil e agradável. Mas há milhares de livros gratuitos (e-books e audio books) disponibilizados de forma colaborativa pelo Projeto Gutenberg. Vale a pena pesquisar.

Concluindo…

Eu acredito que sabendo bem o idioma inglês de forma que você entenda o que lê e o que ouve, não haverá mais muitas barreiras para o seu aprendizado. E aí, do you agree?

PS:

Aqui vale uma menção ao texto Ler Inglês é Fundamental para o Desenvolvedor! do Bruno Souza (@brjavaman) em seu blog. Eu já usava o Duolingo, mas a dica do Projeto Gutenberg veio daqui.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s