Carreira

Sua carreira, seu investimento

Você já parou para pensar em como você gasta todo o dinheiro que você ganha? Ao invés de gastar tudo em supérfluos e, claro, despesas fixas como água, luz, internet e alimentação, que tal investir parte deste dinheiro em algo que gere retorno? Não estou falando de títulos de capitalização, fundos de investimento ou coisas do tipo. Estou falando sobre você investir em você mesmo. É isto aí. Invista-se! Não espere que a empresa em que você trabalha ou qualquer outra organização façam isto por você. Aliás, essa iniciativa sendo sua, mostra o quanto você é proativo e empregadores adoram pessoas proativas.

Em se tratando da área de TI, pare por um minuto e pense nas seguintes questões:

  • O quanto do meu salário eu invisto em itens que me ajudarão na minha carreira? Um investimento pode ser, por exemplo, um smartphone com aquele sistema operacional que você pretende estudar ou com aquelas tecnologias que você sempre quis testar. Também pode ser aquele upgrade na sua máquina. Afinal, não tem coisa pior do que trabalhar com tecnologia e ter um notebook velho que vive travando por falta de memória.
  • Quantos livros eu comprei e realmente li para me atualizar? Pense em livros técnicos de programação, um livro sobre aquele software que você custa a configurar ou mesmo sobre gestão (pessoal ou profissional), metodologia ou governança.
  • Quantos cursos eu já fiz para me capacitar e me aperfeiçoar? Às vezes livros não são suficientes e você precisa de um tutor/professor para lhe auxiliar e tirar suas dúvidas. Fazer uma graduação ou uma especialização/MBA também são ótimas maneiras de se capacitar para quem é do nível técnico ou graduado, respectivamente.
  • De quantos encontros, conferências e congressos eu participei? Palestras, minicursos e workshops são ótimos meios introdutórios para se aprender novos conceitos, novas tecnologias e sobre softwares. Além disto, participando de eventos deste tipo, você pode conhecer novas pessoas. E novas pessoas podem gerar novas oportunidades profissionais e de conhecimento.

Tenho certeza de que se você fizer algum investimento que te motive, você estará melhor preparado para o seu dia a dia de trabalho e terá um currículo mais poderoso.

E aí, o que você faz em prol da sua carreira?

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s